quarta-feira, 28 de setembro de 2016

FINALIZADO CURSO DE ARBITRAGEM LISOBOXE 2S 2016

O Boxe na região de Sorocaba vem crescendo a cada dia, com muitos praticantes e outros tantos apaixonados pela "Nobre Arte", tudo graças ao belo trabalho de massificação da modalidade desenvolvido pela LIGA SOROCABANA DE BOXE - LiSoBOXE. O calendário de eventos e programa da entidade é intenso e dura o ano todo, sendo possível participar mensalmente de muitas atividades relacionadas ao Boxe e tem para todos os gostos e objetivos.

No mês de Setembro foi realizado pela LiSoBOXE seu tradicional Curso de Arbitragem, que se iniciou em 2005 com mais de 800 participantes é sem dúvida um grande colaborador para o entendimento da modalidade, por parte de alunos, professores e apaixonados pelo Boxe.

A edição deste Curso foi realizada nos dias 24 e 25 de Setembro na Academia Runner Premium em Sorocaba, das 8h às 18h, com aulas teóricas e práticas. Eles foi ministrado inteiramente pelo Prof. Vladimir Juliano de Godoi, membro fundador da LiSoBOXE e atual Diretor da Federação de Boxe do Estado de São Paulo - FEBESP, a entidade responsável oficial pela modalidade no Estado de São Paulo. O Prof. Vladimir inovou na didática do curso mais uma vez, trazendo seu amplo conhecimento acadêmico para o Boxe, já que possui muita experiência como docente universitário. 

O primeiro dia de curso começou com a discussão das regras oficiais Associação Internacional de Boxe - AIBA / Confederação Brasileira de Boxe - CBBoxe, tudo isso no período da manhã, onde os alunos entraram em contato com cada detalhe das regras que um oficial deve aplicar durante a competição, respeitando os atletas e comissão técnica, mas fazendo prevalecer o FAIR PLAY e a IMPARCIALIDADE.


No sábado a tarde foram realizados dinâmicas para que os alunos pudessem vivências as aplicações das regras em sua totalidade, fazendo assim, com que cada um pudesse vivenciar cada função exercida por um Oficial de Boxe dentro da competição. As dinâmicas elaboradas pelo Prof. Vladimir tiveram como ponto de partida as funções de Cronometrista, Jurado, Árbitro, Locutor e Conferencista. Onde primeiro lhes foi mostrado com atuar e depois em exercício simples em trios cada um simulou a atuação.

O domingo foi o dia de todos colocar em prática o que aprenderam no sábado, onde todos os alunos participaram ativamente do FESTIVAL LISOBOXE, exercendo todas as funções dos Oficiais de Boxe. Este momento foi crucial para avaliação dos alunos e do próprio Curso, e no final a aprovação foi geral. A avaliação geral do curso pelos alunos foi nota máxima com comentários dos mais generosos possíveis, onde por unanimidade todos gostaram da formatação do curso, da didática do prof. Vladimir e o alto índice de aproveitamento do conteúdo.


O próximo Curso de LiSoBOXE será o de INSTRUTOR LiSoBOXE, e as inscrições já estão abertas. Com certeza o Boxe continuará crescendo em nossa região e provavelmente em São Paulo também, já que para 2017 os calendários de eventos da LiSoBOXE e FEBESP serão unificados, pois a presidente da Federação, mais conhecido com Cidinha, já divulgou e ordenou este feito, o que faz com que o Boxe se torne ainda mais forte em nosso Estado.

Um comentário: