sexta-feira, 5 de junho de 2015

AULA ESPECIAL DE BOXE NA UNICAMP

Esta semana o Boxe esteve pela primeira vez na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - FEF / UNICAMP, participando da Disciplina de Lutas e o responsável por mais esta inclusão da modalidade foi o Fundador da Liga Sorocabana de Boxe a Artes Marciais - LiSoBOXE, Prof. Vladimir Juliano de Godoi, auxiliado pelo estudante universitário e atleta Luis Alexandre Arantes de Oliveira.

 A atividade ocorreu no último dia 01 de Junho de 2015 para as turmas, diurna e noturna da FEF / UNICAMP, e foi viabilizada pelo Departamento de Estudos da Atividade Física Adaptada, ao qual o Prof. Dr. José Júlio Gavião de Almeida é o responsável pelo Departamento. A aula especial teve duração de 3h 30min cada uma delas, foi organizada em conteúdos teóricos e práticos. 

A parte teórica foi realizada em sala de aula e contou com a apresentação do prof. Vladimir e da LiSoBOXE; história mundial e nacional do Boxe; as regras atuais do Boxe Olímpico; diferença entre o Boxe Profissional e Boxe Olímpico e finalizou com a metodologia pedagógica da LiSoBOXE.

Já a segunda parte da aula foi desenvolvida na sala de lutas e os alunos da UNICAMP puderam aprender os fundamentos do boxe; técnicas de pular corda; jogos de lutas e escola de boxe. Este momento foi além de instrutivo muito divertido, com maciça participação dos alunos de ambos os períodos.

Ao final de ambas as aulas perguntas foram respondidas e fotos tiradas, bem como os certificados foram recebidos pelos representantes da LiSoBOXE, das mãos dos professores da UNICAMP. Segundo o Prof. Dr. Marco C. Uchida, o responsável pela indicação de Vladimir para a Disciplina de Lutas, a atividade foi ótima onde os alunos e professores gostaram do que foi apresentado e de acordo com a necessidade da Disciplina.

O Prof. Henrique Ortega que comanda este semestre a Disciplina comentou que ficou contente com a aula e que gostaria de poder contar com a atividade nas próximas edições da Disciplina de Lutas, nos semestres posteriores, pois foi de grande valia a aula de Boxe ministrada aos alunos da FEF.

Para Luis Arantes, que auxiliou o Prof. Vladimir na atividade, a alegria de participar da atividade dentro de uma das maiores instituições de ensino do país foi gratificante, pois ele além de poder ter conheceido a UNICAMP, também pode aprender um pouco mais sobre o Boxe e a dinâmica de aulas com seu mentor. Poder ensinar outros colegas estudantes foi ao mesmo tempo motivo de honra por representar o Boxe e contribuir com o desenvolvimento da modalidade, bem como o nervosismo esteve presente, pelo fato da responsabilidade.

O Prof. Vladimir ficou contente pelas repercussões de sua aula, junto aos alunos e principalmente dos responsáveis pela Disciplina de Lutas, poder contribuir com o desenvolvimento e melhoria do Boxe Estadual é uma honra e meta, segundo palavras do Professor, que continua buscando aprender cada vez mais sobre Ciências do Esporte e Administração Esportiva, para multiplicar esses conhecimentos e assim contribuir com o desenvolvimento da modalidade. Para ele o esporte só receberá mais respeito e gratificações, a partir do momento que todos que atuam com a modalidade estiverem num nível técnico - cultural mais elevado, e para isso será importante "profissionalizar" a modalidade.

6 comentários:

  1. Obrigado pelo apoio de todos os colaboradores da liga e em especial ao Uchida e Luis !!!

    ResponderExcluir
  2. Boooa LiSoBoxe. Compartilhando a nobre arte :)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Professor Vladimir, levando o boxe até os lugares mais altos!!!!

    ResponderExcluir
  4. Foi um grande prazer fazer parte desta história e mais uma vez sendo pioneiro na modalidade em minha região, obrigado ao pessoal da UNICAMP pelo convite e ao meu grande amigo e orientador UCHIDA !!!

    ResponderExcluir
  5. Ótima iniciativa !!! popularizar o boxe em todos os níveis sociais!!!

    ResponderExcluir