quarta-feira, 16 de julho de 2014

Pelo 4º ano seguido, o Boxe nos Jogos Regionais é sucesso em sua realização.


Foi realizado neste Domingo (06) o último dia de competições do Boxe Olímpico no 58º Jogos Regionais do Interior, edição de Sorocaba 2014.

A realização dessa quarta edição surgiu graças a uma parceria entre a Secretaria de esportes de Sorocaba e a Liga Sorocabana de Boxe com o apoio do Panathlon Club de Sorocaba e Clube União Recreativo Campestre. A modalidade extra é realizada pelo quarto ano consecutivo, e após três dias de competição descobriram nesse domingo seus campeões.

Todo o evento ocorreu em uma área montada dentro do recreativo Campestre de Sorocaba. O clima agradável atraiu um bom público para as finais, um público bem família, e que puderam conhecer um pouco mais sobre a modalidade e também, torcer pelos atletas da região.

Com todos os atletas liberados pelo departamento médico, as 10:00h teve início a final do torneio com as lutas das finais femininas. A mulherada deu um verdadeiro espetáculo em cima do ringue, mostrando toda sua força para a conquista do título, destaque para as lutas entre Sorocaba e Registro, que participou pela primeira vez dos Regionais e com duas atletas na final, obtiveram duas vitórias em cima das sorocabanas em duelos marcados pela emoção do começo ao fim do combate.

No feminino, a cidade de Registro foi a campeã do torneio com dez pontos, seguidos por Sorocaba com seis e Ibiúna com dois pontos.

Logo após a realização dos combates femininos, foi dado início as finais no masculino.
Na disputa pela medalha de Ouro, um misto de atletas experientes com participação em torneios nacionais e iniciantes, que se dedicam o quanto podem nos treinamentos e buscam maior apoio para crescer na modalidade, o que mais chamou a atenção do público presente foi a garra mostrada em cada decisão, onde mesmo a falta de uma maior técnica conseguiu ser superada pela força de vontade de vencer.

O destaque desse torneio ficou para a cidade de Sorocaba, os boxeadores da cidade não se intimidaram com a pressão do favoritismo e nem por lutar em casa e, com nove atletas na final, conquistaram o tetracampeonato por equipes com 48 pontos. Campinas, não faz parte de nossa região, mas por ser modalidade-extra participou do torneio e com vinte e dois pontos conquistou o segundo lugar; ficando dois pontos a frente de Salto na classificação geral, a cidade de Votorantim que foi composta pelos atletas da LiSoBOXE que moram na cidade conquistaram a terceira colocação com dezesseis pontos.

Outro ponto positivo nessa quarta edição foi o surgimento de novas equipes, pela primeira vez as cidades de Salto, Ibiúna, Registro e Eldorado participaram do evento e isso mostra a força do Boxe de nossa região, que vem crescendo a cada ano que passa e a realização do Boxe olímpico como modalidade é um dos principais motivos do crescimento dessas equipes.
Ao todo, em quatro dias de evento foram três dias consecutivos de lutas, mais de cinquenta combates e esses são os resultados finais da 4ª edição do Boxe Olímpico nos 58º Jogos regionais do Interior 2014.
Feminino:
57kg   Nágila B. N. Collaço – Registro   venceu por nocaute técnico         Sammara C. Cardoso – Sorocaba no terceiro round.
60kg   Sabrina D. M. Da Silva – Registro  venceu       Selma Souza – Sorocaba por decisão dividida. (2x1)
Masculino:
49kg   Alan Domingues – Sorocaba  venceu Victor Gabriel – Piedade por decisão unânime (3x0)
52kg   Leonardo Nunes – Sorocaba  perdeu para Samuel Domingues – Votorantim por decisão dividida. (2x1)
56kg   Eduardo S. Raab – Itapeva perdeu por nocaute para Pedro S. Costa – Sorocaba no primeiro round.
60kg   João G. Del Rio – Sorocaba         perdeu para Leandro Coelho – Sorocaba por decisão unânime (3x0)
64kg   Wesley Silva - Votorantim             perdeu para Felipe Rodrigues - Sorocaba por decisão unânime (3x0)
69kg   Luis A. Arantes – Sorocaba  venceu Diogo Oliveira - Campinas por decisão dividida (2x1)
75kg   Diego Batista – Salto venceu Estevan Silva - Campinas por decisão unânime (3x0)
81kg   Vinícius Colone - Sorocaba venceu Marlon Carvalho – Votorantim por abandono no primeiro round 
91kg   Abner Teixeira – Sorocaba venceu Weverton S. Pereira – Campinas por nocaute técnico no segundo round.

No final da competição, o coordenador técnico da Liga Sorocabana de Boxe, Vladimir de Godoi agradeceu a presença dos atletas e do público. Vladimir ainda destacou a importância da participação de todos nesse torneio, mostrando sua indignação pelo boxe sendo um esporte olímpico não ser oficial,  não tem mais motivos para não oficializar, pois há diversas equipes e atletas em nossa região, e a prática do Boxe continua crescendo. Além disso, o Boxe nos Jogos Abertos já está ficando cansativo pela quantidade de atletas, só ano passado foram dez dias de competição e os regionais, pode servir de seletiva, sem contar os benefícios que traz para a modalidade como o surgimento de novas equipes e de novos atletas e assim, trazendo maior visibilidade para o esporte. Vladimir concluiu dizendo que já passou do tempo de o Boxe ser modalidade oficial nos regionais, pois tem modalidade que não é olímpica e está nos regionais e abertos, o que demonstra certa insistência da parte de alguns para não oficializar o Boxe, e esse é o papel dos técnicos e atletas, brigar pelo reconhecimento da modalidade, mostrando o valor que o esporte merece, e que essa continuará sendo sua briga.


A Liga Sorocabana de Boxe agradece em especial ao Governo de Sorocaba através do Sr. Francisco Moko Yabiku, Secretário de Esportes e sua Secretaria - SEMES; ao presidente Pedro do Clube União Recreativo de Sorocaba e ao Presidente do Panathlon Club de Sorocaba Pedro Souza pela atenção e todo o suporte oferecido por todos para a realização do torneio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário