quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Saiba um pouco mais sobre as regras do Boxe Olímpico - VIII





Para contribuir com o conhecimento das regras da modalidade, uma vez por semana o Blog da LiSoBOXE divulgará alguns textos de curiosidades sobre as regras do Boxe Olímpico com a contribuição do Diretor de Arbitragem da LiSoBOXE Luiz de Oliveira.

Curiosidades sobre o Boxe:
O atleta inglês Len Wickwar detém o recorde de maior número de vitórias e maior número de derrotas no boxe. Entre 1928 e 1947, ele jogou 463 lutas. Ganhou 336 e perdeu 127.



ASSUNTO UM:  MEDICO – COMPETIÇÕES E EVENTOS DE BOXE.

Na regra, é proibido que um evento de boxe comece sem a presença de um médico no local pronto para atender as ocorrências. O medico ficará em sua mesa localizada ao lado da mesa Diretora próximo ao ringue e deverá permanecer do inicio ao fim das lutas.

Exames médicos na Copa Rudel 2012
O medico que atuar nas competições, antes do inicio das lutas ou na pesagem deverá fazer uma revisão médica em todos os boxeadores para liberá-los para o combate, como exemplo: medir a pressão arterial, movimentos articulares e outros.
Quando o arbitro pede a presença do médico para atender um boxeador, ele terá um minuto para examinar o boxeador lesionado ou acidentado no ringue e ele será o responsável pela continuidade ou não no combate, em casos mais graves, o médico pode pedir ao árbitro que interrompa a luta para preservar a integridade física do atleta. Se o arbitro sentir a necessidade de interromper uma contagem protetora e chamar o atendimento, o médico deverá subir para atender o atleta o mais rápido possível.

Copa Rudel de Boxe Olímpico 2012
 Se o arbitro não paralisar o combate por ferimentos ou castigos excessivos e o medico perceber que isso pode comprometer a saúde do boxeador, ele poderá interromper o combate após pedir autorização a mesa diretora, com isso, o cronometrista soará o gongo por duas vezes.

Quem promove o evento de boxe será o responsável pela presença da equipe médica, como dito acima, não é permitido pela regra da AIBA (Associação Internacional de Boxe Olímpico) começar um evento de Boxe sem a presença da equipe médica e também é obrigatório ter a disposição de uma ambulância.
Fonte: AIBA
Adaptado por Luiz Carlos de Oliveira
(Diretor de Arbitragem LiSoBOXE) e Marlon Carvalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário