quarta-feira, 29 de agosto de 2012

LiSoBOXE encerra a 3ª fase da seletiva de Boxe



CLIQUE AQUI para ver todas as fotos da seletiva

Neste Sábado (25) a Liga Sorocabana de Boxe realizou os últimos testes da peneira do programa ‘’Atleta do Futuro’’, uma seleção de jovens interessados em compor a equipe de base de Boxe Olímpico para competições futuras. Dos 45 inscritos inicialmente cerca de 30 adolescentes de 13 a 18 anos continuaram firmes nos treinos e nesse Sábado aconteceu a última parte do treinamento, agora em cima do ringue.

‘’Nos últimos dias analisamos o perfil de cada um, com base na disciplina, nas formas físicas e técnicas, no caráter e respeito’’, - contou o professor Vladimir de Godoi.

Para esta última etapa da seletiva, os jovens atletas foram separados em dois grupos, o primeiro da categoria infantil (13 a 14 anos) e o segundo grupo de cadetes (15 a 16 anos). Após uma sessão de exercícios para aquecer, os jovens atletas foram separados em duplas de acordo com o peso e realizaram lutas extras, essa parte do treino contou com a colaboração dos atletas como técnicos e também dos árbitros da LiSoBOXE, isso para deixar o mais próximo possível de um combate real, tudo com as devidas proteções, nas regras do Boxe Olímpico de cada categoria.

Em cima do quadrilátero, todos os futuros atletas mostraram boa aptidão para o Boxe, as pessoas que estavam presentes na organização da luta-treino ficaram contentes e se surpreenderam de maneira positiva, pois vale lembrar que era a primeira vez que eles estavam lutando e a grande maioria veio do nosso Projeto Social “Boxe: Uma luz para o futuro” e nas aulas do projeto os alunos aprendem a parte técnica da modalidade, sem a realização dos combates.

Durante as lutas, os futuros atletas foram analisados individualmente pelo técnico da equipe sorocabana Vladimir de Godoi. O técnico diz que é fundamental formar uma equipe numerosa. Os aprovados na seletiva vão treinar no mesmo espaço da equipe adulta, mas em horários alternativos, e terão de apresentar, além de qualidade sobre o ringue, bom rendimento escolar e muita disciplina e consciência cidadã.

"Agora eles irão durante o mês de setembro compor a categoria infantil e cadete em treinos diários de 1h 30 visando o aprimoramento técnico e físico, servindo de base para as futuras competições e também para que eu possa finalizar a analise de cada integrante e definir finalmente quem será selecionado para definitivamente fazer parte da equipe de boxe Rudel Sport's / Academia Runner / Prefeitura de Sorocaba. O mais importante agora é conhecer melhor estes garotos e garotas e orientar aqueles que ainda não tem as características de que preciso”.

 “Para os que perderam este ano a seletiva podem começar a se prepara para o próximo ano, mas lembrando que todos devem estar bem no boxe e na escola, pois o rendimento escolar é o que mais reprova em nossa seletiva”, afirma o técnico da equipe sorocabana Vladimir de Godoi.

O Projeto da Liga Sorocabana "Boxe: uma luz para o Futuro" tem como objetivo principal resgatar a cidadania dos adolescentes participantes, utilizando o Boxe como ferramenta principal para o desenvolvimento de valores morais e virtudes de um bom cidadão, sem contar que ainda temos a possibilidade da revelação de novos talentos para o Boxe Nacional vindos de nossa cidade e região.

Agora iniciado o trabalho de base, a Liga Sorocabana busca novos apoiadores para conseguir manter esse trabalho firme, sem incentivo é quase impossível manter o trabalho com a base, com esse apoio que estamos buscando, conseguiremos manter esses futuros atletas treinando e estudando, longe das drogas e da violência cotidiana que infelizmente é a realidade no meio em que vivem. Hoje, em menos de um mês trabalhando na formação dessa equipe de base já temos relatos de familiares e dos próprios adolescentes sobre essa oportunidade de um futuro melhor que a Liga está proporcionando a eles, em alguns casos os adolescentes estavam afastados da escola porque havia uma necessidade de ajudar a complementar a renda familiar, e em busca do sonho de uma vida melhor voltaram para a escola já que uma das regras para se manter treinando é o bom rendimento escolar e hoje, já sonham em entrar para a equipe de Boxe Olímpico de Sorocaba e assim buscar um futuro melhor para si e para a família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário