sexta-feira, 13 de julho de 2012

Saiba um pouco mais sobre as regras do Boxe Olímpico - VI


Para contribuir com o conhecimento das regras da modalidade, uma vez por semana o Blog da LiSoBOXE divulgará alguns textos de curiosidades sobre as regras do Boxe Olímpico com a contribuição do Diretor de Arbitragem da LiSoBoxe Luiz de Oliveira.


Curiosidades sobre o Boxe:

Em 1976, estreava a melhor franquia de boxe de todos os tempos. Era o ano de estréia de "Rocky - Um Lutador". O filme, estrelado por Sylvester Stallone, enlouqueceu pessoas de várias idades, inclusive os garotos que, se espelhando no personagem principal, começavam a praticar boxe. Rocky representa perfeitamente bem a paixão americana pelo boxe e, faça o que fizer, esse título merece respeito no mundo cinematográfico.ASSUNTO: 
Segundos fora




Nas competições de boxe olímpico, o boxeador é assistido por dois “segundos” (técnico, auxiliar técnico ou treinador), sendo que este terá que se apresentarem ao arbitro antes das lutas.
Os “segundos” permanecem sentados perto da escada do córner do boxeador Durante o desenrolar do combate e somente um dos “segundos” poderá entrar no ringue nos intervalos da luta, o lutador tem que ficar em pé ou sentado de frente para o ringue, após ouvir o sinal do gongo, os “segundos” deverão deixar o ringue e retirar todo material usado para atender o atleta.

Após o reinicio do combate, os “segundos” não poderão entrar no ringue até o término do combate, caso aconteça isso, o atleta será desclassificado, exceto se o árbitro autorizar sua entrada.
Os “segundos” não poderão falar com o árbitro durante os rounds, somente no intervalo de cada round poderá chamar o arbitro para esclarecer qualquer duvida.
Durante o intervalo, o “segundo” não pode tirar luvas ou capacetes do atleta sem autorização do arbitro, caso aconteça sem autorização, o atleta perderá a luta por abandono. 


Os “segundos” podem determinar também se seus atletas estão em condições de prosseguir no combate, caso entenda que tem que preservar a integridade física do atleta, poderá jogar a toalha e interromper o combate, será caracterizado o abandono, caso o arbitro esteja aplicando a contagem protetora, os “segundos” deverão esperar o término da contagem caso o arbitro dê sequencia ao combate.

Para atender os atletas nos intervalos, os “segundos” poderão usar vaselina pura sem excessos, água, gelo, toalha ou gaze. Não é permitida instrução dos “segundos” aos atletas durante o combate, o arbitro irá adverti-lo e até tirar o “segundo” do combate. Também não é permitido que os “segundos” incitem os telespectadores por palavras, sinais, para passar alguma instrução ao atleta, caso aconteça o arbitro irá adverti-lo ou até mesmo expulsá-lo, caso aconteça essa penalidade com os dois “segundos”, o atleta será desclassificado automaticamente. 

É raro acontecer, mas caso aconteça, o “segundo” não poderá trabalhar mais na rodada e deverá se retirar da área técnica, na reincidência do caso, poderá ficar afastado do torneio até o seu final.
Os “segundos” deverão se apresentar com calça, camiseta com mangas ou abrigo esportivo e calçado. 

Fonte: Luiz Carlos de Oliveira
(Diretor de Arbitragem LiSoBOXE)
Adaptado por Marlon Carvalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário