quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Boxe no Torneio Galo de Ouro: avançando na inclusão social de adolescentes






Ontem Sorocaba participou pela primeira vez do Torneio Galo de Ouro, um torneio de boxe olímpico da categoria Infantil, com garotos de 13 e 14 anos, realizado pela Federação Paulista de Boxe. 
Suas regras são bem diferentes das pros adultos, pois os combates são menores, com duração de 3 rounds de 1'30" (combate) x 1' (descanso); as luvas são maiores de 12 onças, bem maiores e mais acolchoadas; e 2 contagens protetoras, num mesmo round, já encerra o combate. Embora tenhamos resultados chamados por nocaute, na verdade o que ocorre é o excesso de zelo por parte de árbitros e técnicos, o que transforma esta prática totalmente segura. E o mais bacana de ontem, foi que as crianças deram entrevista para a Televisão o que fez eles se sentirem muito bem independente de terem vencido ou não seu combate, pois todos foram tratados com igualdade, afinal o intuito deste torneio é motivar a pratica do esporte, por isso quem quiser poderá ver alguns momentos desta rodada a 13h deste sábado na Rede Record.
 Não tivemos vitórias, mas esta é mais uma ferramenta de inclusão e aprendizado, para atletas do projeto social e seus devidos professores, todos acompanhados de perto pela supervisão do técnico Vladimir. As lutas foram as seguintes:


Categoria 48kg: FELIPE DOMINGOS (CAMINHO COM FUTURO) X ROGER F. MIRANDA (M DAN / P.M.S.)


Roger lutou muito bem, estava fazendo um belo combate, seu adversário abaixava demasiadamente a cabeça sem ser advertido pelo árbitro. Usando bem os retos o sorocabano estava vencendo o combate, mas no final do 3 assalto, o árbitro preferiu encerrar o combate, pois Roger estava muito cansado, e a decisão do arbitro embora ruim pra gente, acho que foi acertada, pois ninguém quer arriscar com essas crianças.

Categoria 51kg: GUILHERME PEREIRA (PADARIA REAL / PMS) X ANDERSON SILVA (P. M. PRAIA GRANDE).



Guilherme fez um excelente combate, com boa distancia e combinações de golpes, faltando lhe apenas contra golpear com mais intensidade seu adversário. Foi uma bela apresentação de ambos os lutadores infantis, mas no final o sorocabano perdeu por 3 x 0. categoria


Categoria 57kg: JOHN OLIVEIRA (AG CAM / PMS) X JHONATAN CONCEIÇÃO (P. M. RIO CLARO)


John que entrou de última hora no lugar de Casagrande, foi muito aguerrido e enfrentou um garoto bem mais alto do que ele e com uma noção melhor de combate. John chegou a derrubar a Jhonatan no início da luta e depois caiu no final do assalto e o árbitro resolveu encerrar o combate declarando Jhonatan vencedor.


Na semana que vem, teremos outros 2 sorocabanos lutando, pelas equipes do Projeto Social da LiSoBOXE, "BOXE: uma luz para o futuro". Cada atleta faz parte de um núcleo que tem apoio de uma determinada emrpesa que o mantém, e no ano que vem queros aumentar o atendimento e também a participação dos garotos sorocabanos neste torneio. Esta ferramenta será muito útil para nosso trabalho com o esporte social e de quebra contribuirá com o de rendimento.

Os garotos que lutarão na próxima terça pela 2ª. Rodada no dia 01/12, serão: 60kg = GLEISON F. SANTOS (AC. FORMAÇÃO / PMS) X HEBERT MEIRELES (P. M. POÁ) e 90kg = PAULO SILVA (RUDEL SPORT / PMS) X ANDREY PAULO (P. M. PRAIA GRANDE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário